Escreva para a Revista Urdume

Publicação busca inspirar, estimular e problematizar a prática das artes manuais têxteis por meio de entrevistas, artigos e textos reflexivos



O Instituto Urdume busca sustentar múltiplos fios para descrever analogias, afinidades eletivas e revelar o ecossistema político, econômico, cultural e social que envolve o labor, o trabalho e as artes manuais têxteis. Lançado no início de 2021, o instituto surge como um desdobramento do amadurecimento da Revista Urdume.


Para contribuir com esse movimento reflexivo e atuante, e como forma de nos aprofundarmos cada vez mais nesta temática, buscamos pessoas que se identifiquem com as nossas linhas de pesquisa, representadas por meio de assuntos como: Cultura material e espaço doméstico, Relações de gênero e masculinidade, Arte e artesanato, Labor, Decolonialismo, Geração de renda, Expressão e autoconsciência, Moda, Ritos e ancestralidade, Cosmotécnicas, Educação e Terapias.


Priorizamos a qualidade de conteúdo independentemente do formato em que ele se apresenta, seja ensaios e artigos ou reportagens e entrevistas. Buscamos textos construídos com base no jornalismo lento, sustentados na reflexão, profundidade e investigação, sempre tendo como ponte de partida pautas interessantes e fontes confiáveis. Ou seja, publicamos textos jornalísticos e pesquisas acadêmicas adaptadas a essa linguagem.

Para colaborar com o Instituto Urdume, seja no site ou na revista, não é preciso ser jornalista profissional, no entanto, é necessário ter habilidade com a palavra escrita. Também é importante estar aberto a aceitar edições, sugestões ou direcionamento no conteúdo.


Tem interesse? Escreva para contato@urdume.com.br


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo