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QUEM SOMOS? 


A URDUME.e é uma oficina de arte  que promove ciclos criativos sobre temas que giram em torno das artes têxteis, o artesanias e o sensível. Trabalhamos para a promoção de diálogos e reflexões que que valorizem e fomentem as artes têxteis no mercado brasileiro. URDUME.e indica que somos um iniciativa de ciclos, de pontos finais, mas sempre seguidas de “e(s)”. 

Nosso trabalho 


Nossos ciclos temáticos têm aproximadamente seis meses de duração e se traduzem em comunicação, produções editoriais, cursos, ciclos de palestras e projetos especiais.


História

2018 - A Urdume foi fundada, por Estefania Lima, como uma revista independente sobre artes manuais têxteis, expressão e autoconsciência que, de 2019 a 2022, produziu sete edições impressas e uma digital. 

2020 - Criamos o Instituto Urdume, focado em pesquisa, comunicação e educação, e passamos a produzir cadernos de leitura, a oferecer cursos e grupos de estudo, além de  mapear as artes manuais têxteis na América Latina.

2022 - Nasce um novo braço editorial e, em conjunto com diversos autores, passamos a projetar os livros que servirão de base temática para os nossos ciclos criativos.


 2023 - Passamos a trabalhar com ciclos criativos. Neste primeiro ano, produziremos em torno do contemporâneo. Dos fazeres manuais às artes visuais, vamos dialogar sobre a renovação das artes têxteis nos últimos anos. Para isso, publicaremos no primeiro semestre, o “De ponta cabeça”, de Cristiane Bertoluci, e no segundo semestre, “O sentido do fio” de Mariana Guimarães, nossos livros guias.


 
Equipe

NATHÁLIA ABDALLA é designer e produtora editorial com ênfase na área sociocultural. É co-fundadora da Urdume.e, foi também editora de arte da Revista Urdume. Formada em design industrial, iniciou sua carreira na Editora Abril, em 2013. Desde 2018 trabalha com projetos e iniciativas voltadas ao fomento da produção artesanal brasileira, contribuindo com organizações como ARTESOL, WWF e ICMBio. Tem especialização em artes-manuais para terapia e experiência com coordenação de projetos. Colagista e crocheteira nas horas vagas, também gosta de se arriscar em processos experimentais audiovisuais.

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