O SENSÍVEL E AS ARTES MANUAIS 

E-book grupo de estudos (2021): Nesta publicação - dividida em quatro capítulos, um para cada grupo que fez parte do processo - são apresentados os trabalho de dezenas de mulheres, e um homem, que se conectaram com o sensível durante os cinco encontros do grupo de estudos, ocorridos virtualmente entre agosto e dezembro de 2021 ministrados por Estefania Lima.

Baixe o ebook

Clique aqui e faça download

CADERNOS URDUME (2020/21): Coleção de produções teóricas sobre o universo das artes manuais têxteis publicados durante os anos de 2020 e 2021. São eles: 'Tricô e relações gênero', 'artes manuais têxteis e moda brasileira no século XIX', 'O Bordado Madeira em terras paulistas', 'Tapeçaria brasileira: ecos no presente' e 'Mulheres que tecem Pernambuco: cultura, trabalho e sobrevivência'. Todos disponíveis para download gratuito.

Captura de Tela 2021-05-02 às 20.45.44.
Captura de Tela 2021-02-25 às 16.36.42.
Captura de Tela 2021-05-02 às 20.08.08.
Caderno Urdume 4.jpg
1.jpg

Baixe os Cadernos URDUME

Glossário Colaborativo de Técnicas Têxteis Latino-Americanas (2020): Trinta pessoas de várias cidades brasileiras e três países reunidas para construir, coletivamente, um glossário sobre o fazer têxtil no Brasil e na América Latina. A proposta parecia desafiadora, especialmente em um momento em que o contato virtual era a única possibilidade de encontro. Mesmo diante do desafio, a vontade de estar junto e compartilhar potências foi o que nos moveu a realizar este projeto.

 

Concretizado por meio do Sesc Pinheiros e integrando a programação do FestA! – Festival de Aprender 2021, o Glossário Colaborativo de Técnicas Têxteis Latino-Americanas aconteceu em cinco dias de curso realizado de forma online entre os dias 23 de março a 2 de abril de 2021. Depois de um processo seletivo, 26 pessoas foram convidadas a integrar esse movimento para a criação de um amplo mapeamento da arte têxtil.

 

Para tornar essa ideia palpável, foi criado um formato ousado, mas que se mostrou eficiente para que a proposta fosse concretizada. O grupo foi dividido em quatro subgrupos, conduzidos pelos integrantes do Instituto Urdume.

 

Os participantes foram convidados a escolherem sobre quais técnicas gostariam de se aprofundar, dentro de quatro conjuntos propostos: fiação, cestarias e tecelagem, guiado por Gustavo Seraphim; bordados e rendas, acompanhado por Nathália Abdala; tricô e crochê, conduzido por Estefania Lima; e costuras, emendas, estamparia e tingimento, gerido por Paula Melech.  O planejamento e apoio no decorrer do curso – como a gestão das quatro salas que ocorriam de forma simultânea – ficaram a cargo de Paulo Lencioni, convidado para a realização do projeto.