top of page

Em parceria com a MBY, Urdume lança seu primeiro projeto em audiovisual, uma série sobre fibras


Na primeira temporada, o projeto “Fibras - Urdume + Made By You” apresentará vídeos e textos sobre as fibras de cânhamo, linho, viscose de cana-de-açúcar e algodão orgânico da Paraíba.



Hoje, dia 29/11, o Instituto Urdume lança o projeto “Fibras - Urdume + Made By You”, uma parceria com a marca que, assim como o Instituto Urdume, já nasceu com o ideal de democratizar a prática manual e incentivar o consumo consciente de fios.

A data será marcada pelo lançamento do vídeo sobre a fibra de cânhamo, o primeiro dos quatro vídeos produzidos para a primeira temporada. Lançados a cada dois meses, os vídeos ficarão disponíveis no IGTV e Youtube da Urdume e MBY, e serão o ponto de partida para outros conteúdos que serão divulgados semanalmente, como reportagens, entrevistas e pílulas audiovisuais.

A série irá convidar os espectadores a percorrerem um caminho de educação para o consumo de têxteis e convidá-los a experimentar novas fibras, conhecer suas composições e características, mas também entender os impactos ambientais, as questões culturais e sociais da produção de cada uma delas. O tema ainda gera muitas dúvidas, mas segundo Estefania Lima, co-fundadora do Instituto Urdume, “escolher falar sobre fios e fibras significa sustentar toda complexidade que envolve este tema, já que a fibra perfeita não existe. Ainda assim, com conhecimento, podemos conhecer melhor as suas características, seus impactos sociais e ambientais e desenvolver com elas um tipo de diálogo a fim de encontrarmos, para cada caso, a melhor opção.”

Cânhamo

O cânhamo, tema do primeiro episódio, é uma fibra usada milenarmente pela humanidade, mas por uma série de questões teve seu uso reduzido e até proibido no Brasil durante muitos anos. Neste sentido, serão abordadas não só suas propriedades e vantagens ambientais de produção, como também as questões sociais e históricas que envolveram esta proibição.




376 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page