top of page

Como aumentar o ciclo de vida da sua roupa feita à mão

Atualizado: 1 de mar. de 2021

Tecer e transformar fios em peças é uma ótima oportunidade para rever formas de consumo e cuidados com as roupas. Saiba como aumentar e preservar a a vida útil de suas peças e ainda colaborar com a sua saúde e do planeta.



Segundo o projeto norte-americano Fibershed, que busca conectar produtores locais ao consumidor final - colaborando para construção de um ecossistema mais sustentável para a produção e consumo de roupas - o cuidado que temos com o que vestimos é responsável por 75-80% do impacto do ciclo de vida total de uma peça. O que acontece porque, de modo geral, uma roupa fica muito mais tempo conosco, usuários, do que a cadeia de suprimentos que a criou.


Pensando nisso, resolvemos falar sobre os cuidados de manutenção que podemos ter com uma peça feita à mão, ou não, para que ela dure mais e e gere menos impacto:



Na hora de fazer, ou comprar uma peça, prefira fibras naturais, que são antimicrobianas e, por isso, necessitam de menos lavagens, diminuindo o gasto de água e o desgaste da peça;


Arejar as roupas de fibras naturais ao sol, quando as fibras são naturais a luz UV dos raios de sol é capaz de eliminar o pouco do odor que é absorvido por esse tipo de material. Horas de exposição ao sol podem diminuir, e muito, o número de lavagens de peças de lã ou algodão, por exemplo.


Utilize água fria para lavar e seque ao ar livre;


Use sabão sem perfume, sem fosfato, biodegradáveis e evite amaciantes: Embora seus efeitos não sejam percebidos imediatamente, a maioria dos produtos industrializados, feitos para limpeza das roupas, liberam substâncias químicas que podem ser agressivas para a saúde das pessoas e do meio ambiente. O uso contínuo de amaciantes, por exemplo, pode causar problemas respiratórios e de pele. Bons substitutos para esses produtos são as esferas para máquina de lavar, que auxiliam na remoção de sujeiras por ação física, ao invés de química, e o uso do vinagre com gotinhas de óleo essencial no lugar do amaciante.


Mantenha sua roupa funcional: você é o responsável pelo ciclo de vida de cada novelo ou peça de roupa que produz ou compra em uma loja. Tente prolongar o tempo de vida útil das peças adotando os cuidados descritos anteriormente, mas também pensando duas vezes antes de comprar algo novo, e dê nova vida a antigos fios ou tecidos, antes de jogá-los fora.


Por último, se você é do time que coloca a mão na massa, sabe o tempo que se leva para produção de uma malha ou tecido feito à mão. Pensando assim, na próxima vez que for comprar fios, ou peças prontas, pense no investimento a longo prazo. Apesar de mais caras, as fibras de origem natural prologam a vida do seu trabalho e do meio ambiente. Vale investir para que o barato não saia caro.

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page