top of page

4º Festival CRAFT ART BRASIL durante a Design Weekend

O Festival que reúne artesãos de diversos locais do Brasil acontece até o próximo dia 25 de agosto, na Casa das Caldeiras, em São Paulo.



Durante os cinco dias de Festival, das 11h às 21h, mais de 70 criativos (designers, artistas, artesãos) de várias regiões do país expõem seus trabalhos ao público. Moda autoral sustentável (slow fashion); Joalheria artesanal; Design em madeira; Cerâmicas; Acessórios; Objetos de décor; Cosmetologia natural; Arte; Intervenções artísticas; Música; Alimentos artesanais; Gastronomia diversa e autoral são os temas que norteiam essa edição.


Uma das exposições que valorizam o fazer com os fios é a Enlace - Conectar a si que a reflete sobre os impactos da modernidade nas relações humanas - das profundas conexões aos amores líquidos. A exposição propõe uma intensa interação com o público por meio de peças constituídas de recursos têxteis e textuais, que vão poder ser tocadas e “vestidas” pelos visitantes. 

Criada pelas mãos, agulhas e poesias dos artistas Bia Moraes, Rayanne Portugal e Thiago Rezende, a experiência sensorial é um convite para sentirmos novamente os mais belos e vulneráveis sentimentos de liberdade, emoções que aprisionam, a violência em cada distância silenciosa.


Além disso, há também a Instalação e Performance: “TRAMAS”, criada a partir da técnica tradicional do tricô, que propõe uma reflexão sobre o fazer manual e a potência do contato entre as pessoas. A ação tem a participação das artistas Cristiane Bertoluci, Mari Peres e Tainá Denardi e conta com duas fases, e no dia 25/08, às 19h, será realizada a performance artística pelas artistas e encerramento da ação. O desenrolar da apresentação ilustra a conexão das pessoas, em paralelo com as redes das relações humanas estabelecidas durante a vida e as possibilidades que se criam a partir da disponibilidade ao encontro e ao compartilhar; além de evidenciar o processo constante de criação e desconstrução de nós mesmos, como sujeitos e sociedade. A performance usa resíduos têxteis, a malha, como matéria-prima e uma forma de símbolo da efemeridade e frivolidade das relações atuais e da lógica mercadológica de tempo e consumo aplicada às relações humanas.


Destaca-se também o trabalho idealizado por Bia Morais, a micro composição Centelha, que propõe um olhar cuidadoso e detalhista aos fios, e a instalação: “ANCESTRALIDADE”, tear aéreo em fios de arame, feito pelo artista Guilherme Lima (foto).


O Festival Craft Brasil tem curadoria de Nondas Okiama, comunicólogo e criador da empresa de curadoria que leva o mesmo nome.


Serviço:

4º Festival CRAFT ART BRASIL 

De 21 a 25 de agosto - Grátis

Horário: Das 11h às 21h

Casa das Caldeiras

Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca

Metrô Barra Funda - Próximo ao Allianz Park


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page