FIO DA CONVERSA

Apesar de culturalmente os fazeres manuais têxteis ainda serem vistos como atividades femininas e domésticas, essas técnicas, que acompanham diferentes períodos da história, são milenares e já foram interpretadas de diversas formas durante a história, acompanhando mudanças culturais, avanços tecnológicos, alternâncias econômicas e guerras, com a participação de homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos. 

 

Atualmente, além dos movimentos e iniciativas que têm como propósito a valorização dos fazeres manuais têxteis, destacando-as como uma linguagem iconográfica e coletiva de potência feminista, há também uma reapropriação das práticas têxteis manuais por parte dos homens, que têm utilizado os fios como forma de expressão artística, complemento de renda e ferramenta de diálogo para questionamentos e ressignificação das masculinidades.

 

Partindo desse cenário, o Fio da Conversa é uma iniciativa que busca investigar as conexões entre os fazeres manuais têxteis e as relações de gênero, promovendo reflexão

e prática por meio de pesquisas, ciclos de encontros e cursos. 

PESQUISAS

Desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares sobre artes manuais têxteis e cultura material, com foco nas relações de gênero, masculinidades, espaço doméstico e temas relacionados. 

Captura de Tela 2020-11-18 às 13.24.36.

Matéria Tecendo Novas Masculinidades, onde foram realizadas entrevistas com 27 homens que praticam algum tipo de técnica manual têxtil (tricô, crochê, bordado ou tecelagem), como atividade profissional, lazer ou ativismo, pelo mundo (Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Noruega, Itália, Taiwan, Japão, França). A matéria foi publicada em agosto de 2019 na edição zero da revista Fio da Conversa, encartada na edição 4 da Revista Urdume.

CICLOS DE ENCONTROS

Encontros para aprendizagem do tricô (história e prática) e diálogos coletivos sobre relações de gênero e representações de masculinidades. Em 2019 e 2020 foram realizados quatro ciclos de encontros presenciais, com a participação de cerca de cinquenta homens. Em 2020, após a pandemia do novo Covid, os encontros passaram a ser realizados excepcionalmente em plataformas digitais. 

Foto de Gustavo Seraphim.jpg

CURSOS

Realização de cursos de tricô com foco em: 

  • Perspectiva histórica e desconstrução de mitos e estereótipos;

  • Ensino das técnicas básicas do tricô.

Para baixar a edição zero da Revista Fio da Conversa em português e inglês deixe seu email abaixo

Captura_de_Tela_2020-10-26_às_19.12.57
Captura de Tela 2020-11-26 às 15.04.07.