Pesquisadora inaugura exposição e lança livro sobre a arte têxtil

Véra Zattera abre mostra "10.000 Anos de Arte Têxtil" em Caxias do Sul



Um conhecimento acumulado ao longo de cinco décadas de estudo e ensino chega ao público compilado em forma de um livro e de uma exposição, onde a pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera joga luz à história milenar do têxtil. Intitulada 10.000 anos de Arte Têxtil, a mostra inaugura no dia 2 de junho e permanece até o dia 30 na Galeria de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul (RS), acompanhada do lançamento da obra homônima.

Pelo olhar de Véra, as técnicas do traçado em linha, lã, palha e outros materiais que dão origem a tapeçarias, bordados, peças de vestuário e diversos outros artefatos, podem ser conferidas sob a perspectiva histórica, mostrando como a atividade têxtil acompanha o desenvolvimento da civilização desde seus primórdios, do Oriente ao Ocidente. Ao viajar pelas mais variadas culturas, a pesquisadora também destaca como o manuseio dos tecidos serve tanto ao artesanato quanto às artes plásticas.


Além de dezenas de peças originais, produzidas por artesãos internacionais e pela própria pesquisadora, a exposição terá um “varal” de tecidos impressos com fotografias que ilustram as diversas técnicas, como o tricô, o bordado e as tapeçarias de parede, entre outras.

Os painéis estarão à venda, podendo ser reservados no local para serem entregues ao final da exposição. O valor arrecadado será doado a uma entidade assistencial.

Mostra 10.000 Anos de Arte Têxtil e lançamento do livro homônimo Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1.333, Centro), em Caxias do Sul (RS). O livro, DE 240 páginas, estará à venda por R$ 150, durante todo o mês na Galeria Gerd Bornheim, e também na Casa Faro (Rua Plácido de Castro, 1.053, Exposição, Caxias do Sul).


Fonte: GZH

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo