Materialidade e permanência


Colab Urdume + Hecho por Cami

A Urdume acredita que todos os sentidos, incluindo a visão, são extensões do tato. A pele, em contato com a materialidade dos corpos e objetos, é a responsável por integrar nossa individualidade ao mundo que nos cerca.

Por isso, ao emprestarmos nossas emoções e associações às matérias orgânicas, moldando e tramando percepções e pensamentos, temos um fazer manual que ultrapassa o simples prazer visual, gerando objetos com significado e que se traduzem em experiências existenciais integrais, tão importantes em tempos de fragmentação dos sentidos.


Pensando nisso, a Urdume desenvolveu parcerias com duas artesãs inspiradoras, a ceramista Camila Makarausky, da marca @hecho.por.cami, e Érica Arrué, da marca @sigaaurora, para criação do kit “materialidade e permanência” que inclui um yarn bolw - colab Urdume + Hecho por Cami, um novelo de Fio Ana e agulhas de tricô de madeira.


O kit tem como proposta o fazer atrelado a matéria, a permanência e ao trabalho de si, no desenvolvimento da expressão e autoconsciência. Com design exclusivo, criamos um yarn bolw que não permite que a lã seja retirada dele antes da finalização da peça (a não ser que se corte o fio) e portanto, sugere, literalmente, a permanência. Já a lã de carneiro Aurora, fica responsável pelo estimulo sensorial, incluindo olfato, visão e tato.



Kit materialidade e permanência

Os bolws Hecho por Cami foram feitos em três tipos de argila, e três cores de vidrados diferentes, em tons foscos e de textura suave, evitando que os fios repuxem. São queimados em alta temperatura em forno elétrico (aprox. 1260ºC). Como todo artefato feito à mão, cada peça é única e oferece formas e superfícies agradáveis para o toque dos olhos e demais sentidos.


O Fio Ana, da marca Aurora, é composto por 100% de lã Merino, feito à mão em roca manual, recebe o nome em homenagem a Ana Terra - personagem histórica de "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo - que tinha na roca e na fiação sua conexão com o passado e laço com o futuro. Na cor cru ou tingidos artesanalmente com extratos vegetais de Erva-Mate, Índigo (anileira), Canela e Cochonilha.


Disponível na nossa loja virtual e na Casa Urdume.


36 visualizações

Curitiba - Brasil

www.urdume.com.br