URDUME  é o fio que dá estrutura à trama. É também uma iniciativa de pesquisa e prática sobre artes manuais têxteis, expressão e autoconsciência, cujo principal produto é uma revista de versão impressa e digital, de periodicidade trimestral. Nossa missão é estimular conexões entre as artes manuais têxteis e outros saberes, contribuindo para a circulação de ideias que promovam o fazer manual como um caminho para a autoconsciência.

MANIFESTO

Acreditamos

nas tramas têxteis e textuais,

na linhagem das mãos,

nos fios do feminino,

as agulhas que curam,

nos nós que nos tecem,

naquilo do que somos feitos,

URDUME

História

A Revista URDUME foi idealizada por Estefania Lima. A edição número zero, uma versão digital, com apenas seis textos,  foi lançada em novembro de 2018 e a primeira edição, já impressa, em fevereiro de 2019. Apesar de um projeto de uma pessoa só, desde a edição zero a Revista URDUME reuniu colaboradores voluntários no seu entorno.

 

Atualmente, a URDUME é composta Estefania Lima, Gustavo Seraphim, Nathália Abdalla e outros colaboradores voluntários que estão em processo de organização do Coletivo URDUME, grupo que, a partir de 2021, irá gerir a iniciativa coletivamente.

A Revista URDUME não possui, nem nunca possuiu, investimentos. Por isso, todo trabalho realizado para sua gestão, produção e distribuição é voluntário, sendo toda a verba arrecada com a venda das Revistas destinadas aos custo de impressão e Correios, além de hospedagem de sites e outros pequenos custos.

Curitiba - Brasil

www.urdume.com.br