Trinta pessoas de várias cidades brasileiras e três países reunidas para construir, coletivamente, um glossário sobre o fazer têxtil no Brasil e na América Latina. A proposta parecia desafiadora, especialmente em um momento em que o contato virtual era a única possibilidade de encontro. Mesmo diante do desafio, a vontade de estar junto e compartilhar potências foi o que nos moveu a realizar este projeto.
Concretizado por meio do Sesc Pinheiros e integrando a programação do FestA! – Festival de Aprender 2021, o Glossário Colaborativo de Técnicas Têxteis Latino-Americanas aconteceu em cinco dias de curso realizado de forma online entre os dias 23 de março a 2 de abril de 2021. Depois de um processo seletivo, 26 pessoas foram convidadas a integrar esse movimento para a criação de um amplo mapeamento da arte têxtil.
Para tornar essa ideia palpável, foi criado um formato ousado, mas que se mostrou eficiente para que a proposta fosse concretizada. O grupo foi dividido em quatro subgrupos, conduzidos pelos integrantes do Instituto Urdume.
Os participantes foram convidados a escolherem sobre quais técnicas gostariam de se aprofundar, dentro de quatro conjuntos propostos: fiação, cestarias e tecelagem, guiado por Gustavo Seraphim; bordados e rendas, acompanhado por Nathália Abdala; tricô e crochê, conduzido por Estefania Lima; e costuras, emendas, estamparia e tingimento, gerido por Paula Melech. O planejamento e apoio no decorrer do curso – como a gestão das quatro salas que ocorriam de forma simultânea – ficaram a cargo de Paulo Lencioni, convidado para a realização do projeto.