FIO DA CONVERSA

Projeto URDUME sobre artes manuais têxteis e masculinidades. A iniciativa, coordenada por Gustavo Seraphim, consultor e gestor de projetos culturais, tem os fazeres manuais têxteis como fio condutor de investigação sobre novas masculinidades, paternidades e equidade de gênero, e se materializa através de ciclos de encontros, pesquisas e desenvolvimento de conteúdos.

Ciclos de Encontros

Encontros para aprendizagem coletiva sobre o fazer manual e as masculinidades saudáveis, um ambiente descontraído e acolhedor para aprender e praticar  tricô e conversar sobre assuntos relevantes para os homens e suas relações na sociedade contemporânea.

Pesquisas

Realização de pesquisas sobre a relação dos fazeres manuais na (re)construção das masculinidades. Nessa linha, estamos realizando uma série de entrevistas com homens, de diferentes países, que praticam trabalhos manuais com fios. Primeiro fruto dessas entrevistas, na edição #03 da revisa URDUME publicamos a matéria Tecendo Novas Masculinidades - como atividade profissional profissional, lazer ou ativismo - com agulhas e linhas - homens derrubam estereótipos e tecem novas masculinidades, vislumbrando uma sociedade mais inclusiva, tolerante e com equidade de gênero. 

Desenvolvimento de conteúdos

Produção de textos, matérias e ​artigos dentro dos temas relacionados, no tempo das mãos. 

Curitiba/São Paulo - Brasil

www.urdume.com.br